Medicina da Dor

A Medicina da Dor é uma área da medicina que se concentra no diagnóstico e tratamento de dores agudas e crônicas e tem como objetivo ajudar o paciente a gerenciar e aliviar a dor, melhorando sua qualidade de vida e funcionalidade.

Os tratamentos da Medicina da Dor podem incluir:

• Medicamentos analgésicos como anti-inflamatórios e opioides;
  • Medicamentos adjuvantes como inibidores da receptação da serotonina e noradrenalina, antidepressivos tricíclicos, anticonvulsivantes e canabinóides;
  • Procedimentos intervencionistas como infiltrações, bloqueios nervosos, estimulação elétrica, intervenções neurocirúrgicas;
  • Fisioterapia e reabilitação;
  • Psicoterapia;
  • Medidas neuromodulatórias como agulhamento a seco, acupuntura e eletroacupuntura;
  • Gestão do estilo de vida: sono, dieta, atividade física, peso e composição corporal, abordagem do estresse, autocuidados;

Principais Doenças que Trato

• Síndrome Dolorosa Miofascial
  • Fibromialgia
  • Dor Lombar Crônica e Lombociatalgia
  • Cervicalgia
  • Neuralgia Pós-herpética
  • Neuropatias Periféricas
  • Cefaleias
    (Dores de Cabeça)
  • Dores Após AVCs
  • Dores em Doenças Neurodegenerativas
    (Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e outras)
  • Síndrome de Dor Regional Complexa
  • Dor em Membro Fantasma
  • Dores Relacionadas ao Câncer e à Radioterapia
  • Dores Pélvicas Crônicas

Acupuntura e Dor

A acupuntura é uma prática milenar originária da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular a cura e o alívio de sintomas. No contexto da medicina moderna ou medicina ocidental, a acupuntura ganhou reconhecimento e aceitação devido a um crescente corpo de evidências científicas que apoiam seu uso para tratar diversas condições médicas, especialmente a dor.

A OMS reconhece a eficácia da acupuntura no tratamento de diversas doenças, incluindo enxaqueca, dor lombar, osteoartrite, náusea e vômitos induzidos por quimioterapia, entre outras. Além disso, numerosos estudos sobre acupuntura apontam resultados amplamente positivos no tratamento de condições dolorosas. (1; 2 ; 3).

1. Vickers, A. J., Vertosick, E. A., Lewith, G., MacPherson, H., Foster, N. E., Sherman, K. J., ... & Linde, K. (2018). Acupuncture for chronic pain: update of an individual patient data meta-analysis. The Journal of Pain, 19(5), 455-474

2. Linde, K., Allais, G., Brinkhaus, B., Fei, Y., Mehring, M., Vertosick, E. A., ... & White, A. R. (2016). Acupuncture for the prevention of episodic migraine. Cochrane Database of Systematic Reviews, (6), CD001218

3. Hinman, R. S., McCrory, P., Pirotta, M., Relf, I., Crossley, K. M., Reddy, P., & Bennell, K. L. (2014). Acupuncture for chronic knee pain: a randomized clinical trial. JAMA, 312(13), 1313-1322.

Check-up Inteligente

O Check-up Inteligente é muito mais do que uma série de exames médicos de rotina, corresponde a uma avaliação global e personalizada do paciente, voltada para a prevenção e o rastreio de doenças, visando bem-estar e longevidade. É feito através de uma abordagem clínica global que leva em consideração todos os aspectos de sua saúde.

1. 1Avaliação Integral da Saúde
    Avaliação minuciosa da sua saúde, que inclui exames de rotina, análise de histórico médico, estilo de vida, genética e outros fatores que podem influenciar a sua saúde;
  2. 2Personalização
    Aada indivíduo é único e receberá orientações customizadas para as suas condições de saúde, atendendo suas necessidades específicas;
  3. 3Prevenção
    A prevenção é a chave para uma vida saudável. São identificados fatores de risco e são adotadas medidas proativas para evitar doenças antes que elas se desenvolvam;
  4. 4Rastreio de Doenças
    Através de exames especializados para rastrear doenças potenciais permitindo a detecção precoce e o tratamento eficaz;
  5. 5Revisão de Vacinas
    revisão das vacinas e aconselhamento;
  6. 6Continuidade da Assistência
    Acompanhamento das condições de saúde detectadas e encaminhamento para atendimento especializado quando necessário;